Depois de semanas de nervosismo e torcida, finalmente chegamos ao último episódio de Batalha dos Cozinheiros, reality show culinário que caiu dos brasileiros. A final foi exibida ao vivo na Record no dia 27 de setembro e reuniu o país inteiro na frente da tela da TV. Foi o momento de decidir qual das três duplas – Alessandro & Gercilane, André & Adelino e Priscila & Juan – seria a grande vencedora, digna do prêmio de melhores cozinheiros caseiros do Brasil.

Nesse episódio, assim como nas eliminatórias, tivemos a presença do auditório, que contribuiu ainda mais para o clima de decisão. O programa já começou quente. Pela primeira vez, as duplas se viram fora da tão conhecida cozinha de Buddy Valastro para realizar a prova e se depararam com food trucks! E não para por aí: eles teriam de cozinhar para SESSENTA pessoas!!! Imagina só o nervosismo e a pressão na cabeça dos participantes. Apesar da grande quantidade de bocas para alimentar, o prato que deveria ser preparado foi um pouco mais tranquilo: hambúrguer! Cada dupla teve de criar o conceito do seu hambúrguer, criar um molho especial e convencer o público de que o seu era superior ao dos concorrentes.

Algumas dificuldades surgiram inicialmente, afinal, nenhuma das duplas tivera experiência com food trucks ou cozinha em larga escala, mas conseguiram se sair bem e deixar satisfeitos os sessenta jurados, que, ao final, escolheram o seu favorito. Na hora de contar as fichas de cada dupla, tivemos a certeza de que escolhemos torcer pela dupla certa: André & Adelino tiveram trinta e nove dos sessenta votos e foram os primeiros classificados para a finaleira. O seu hambúrguer vencedor foi total #ogrostyle – mais uma vez, os guris apostaram naquilo que gostariam de comer e ficou fácil de agradar o público assim. Rúcula, tomate, bifão, cebola, queijo, bacon e o molho especial: foi sucesso. Ainda mais com a propaganda deles, “vocês vão fechar os olhos e vai vir a imagem do Laçador”, dizia o André.

A escolha da outra dupla foi bem acirrada. E por 11 x 09, Priscila & Juan foram pra grande final com os gaúchos – meio que um repeat do primeiro episódio, já que as duas duplas se enfrentaram no começo.

Após essa última eliminatória foi que o programa começou realmente. Buddy recebeu no palco as duas duplas e pudemos ver que a torcida era forte para o #TeamAndreeAdelino.

Se já estávamos cheio de ansiedade e com nervos à flor da pele, essa foi a hora em que nós e os guris fomos postos à prova. Durante o bate-papo com Buddy, pudemos sentir o quanto ele gosta da dupla e o quão queridos os guris são por todos. Aí, a Record resolveu brincar com a gente de vez e fez um vídeo com melhores momentos da dupla. A gente nem chorou…

Impossível não se contagiar com esses caras! André e Adelino trilharam um incrível caminho, com carisma, simpatia e simplicidade. Como não torcer pra esses dois?!

Mas, sentimentos à parte, ainda havia uma prova importantíssima a ser realizada. A grande final! Quando as duplas chegaram na cozinha, se depararam com a temida geladeira vermelha. Porém, dessa vez, o conteúdo não era ruim: Dentro estavam fotos da família das duplas. Uma dose a mais de emoção, né? Exceto que não foi só isso. Antes que eles pudessem cozinhar, Buddy os interrompeu para chamar convidados. E, sem que esperassem, os familiares – que estavam nas fotos – entraram na cozinha pra ajudar as duplas na prova final. André e Adelino receberam Lisbeth Kossmann, Gabriel Bilhalva, Fernanda Fernandes e Rodrigo Bonjour para lhes ajudar durante uma parte da prova. Muito mais emoção!

E, mais do que um “apoio moral”, eles pegaram junto na cozinha com os guris, criando um ambiente familiar – exatamente o que Buddy esperava quando saiu em busca de cozinheiros caseiros. Mas não parou por aí, Buddy ainda chamou mais um convidado especial: o ator e apresentador Rodrigo Faro! Ele foi super simpático e se declarou um amante da comida, contando sobre sua receita de macarrão que leva tudo que tem direito – e/ou o que ele encontra no armário e na geladeira: “Pra me agradar, não precisa de muito”, comentou.

bc_prova-final_041_foto-edu-moraes-e1475000058386

As equipes tiveram noventa minutos para preparar uma refeição completa para sete pessoas, com pelo menos sete pratos, e acesso livre à despensa. As famílias dão uma baita ajuda às duplas, preparando tudo com muito amor. E, mesmo não ficando a prova inteira, já é uma baita diferença.

Chega, então, a hora da avaliação – momento de Buddy revelar quem são os convidados secretos, que se juntarão a ele e Faro na “mesa da família”. E quem é mais família e apropriado pra se juntar, que participantes da Batalha? Por isso, o chef convida algumas das meninas para estarem do outro lado do jogo, sendo elas Cleide, Fernanda, Luciane, Nancy e Roberta.

Na hora de apresentar os pratos, Adelino faz questão de falar no que cada um da dupla e dos familiares contribui, deixando bem claro o trabalho em família, e até mesmo contando que a sobremesa – uma espécie de brownie – foi, na verdade, algo que deu errado e eles deram um jeito de consertar.

Apesar de apontarem alguns pontos que não gostaram em ambas as avaliações, as críticas positivas à Andre & Adelino e Priscila & Juan foram bem parelhas, ficando difícil de saber quem o chef escolheria como a dupla vencedora. A presença de ex-competidores foi bem importante no momento final. O Cake Boss ficou muito satisfeito com o resultado da prova e declara estar muito orgulhoso dos quatro.

Mas é claro que não se faz televisão sem uma boa dose de drama, suspense e comerciais de margarina, o que deixou o povo de casa ainda mais ansioso pra revelação do campeão.

Parecia que não chegava nunca a hora de Buddy entregar o troféu. Já dizia o ditado que a voz do povo é a voz de Deus e, bem, parece que é verdade. Durante o programa, a plateia demonstrou pra quem ia sua torcida, ao bradar “é campeão” para os gaúchos. E a internet também deixou claro com a hashtag #TeamAndreeAdelino que nossos cozinheiros amadores eram os favoritos do povo. Não poderia ser diferente, André e Adelino encantaram o Brasil – e parece que também encantaram o Buddy. E, com um sorriso no rosto, o chef anunciou que os nossos guerreiros eram os melhores cozinheiros de comida caseira do Brasil!

Parabéns, André e Adelino! Vocês mereceram e nós temos muito orgulho de vocês!

ep13-3

Deixe um comentário