Décimo primeiro episódio! A Batalha está cada vez mais próxima do final e qualquer pequeno detalhe pode atrapalhar nossos competidores de chegar a final. No episódio da semana, chegamos ao top 4, com muito nervosismo e momentos de tensão. Vem comigo, que te conto os melhores momentos:

O episódio já começou tenso, pois as nossas duplas se depararam – mais uma vez – com a geladeira vermelha no início do programa. Quando Buddy anunciou qual seria a prova em dupla, todos respiraram aliviados: arroz e feijão, a “mistura que dá força pra família brasileira”. Só que, óbvio, não seria tão barbada assim. Eles deveriam usar, em uma das mãos, uma luva de silicone. Imagina descascar alho ou cortar qualquer coisa com a luva! Não foi fácil, Brasil.

Deu tanto nervoso ter de cozinhar com as luvas, que sobraram tensões entre as duplas – até pro nosso #TeamAndreeAdelino, porque o Adelino estava “aloprando” o André. Mas é claro que isso não durou e a dupla passa muito bem.

Apesar do desafio, todas as duplas conseguiram realizar os seus pratos. Como já é de praxe, André e Adelino apostaram no básico e trouxeram um feijãozinho preparado com bacon, paio e linguiça toscana, arroz com alho e cebola, acompanhado de picanha acebolada e ovo frito, bem no espírito prato feito.

Aliás, esse foi a ideia que permeou os outros pratos também, arroz+feijão+carne+ovo. A única dupla que deu uma diferenciada foi Alessandro & Gercilane, que junto do arroz, feijão, medalhão de filé mignon e salada fizeram batata chips – sem ovo. Buddy ficou bem satisfeito com todos os pratos e, principalmente, pelo aspecto caseiro que foi bastante explorado. Por pensar diferente e não ter usado ovo frito, a dupla campeã foram os mores.

A vitória lhes garantiu a chance de abrir a geladeira, que trazia dois envelopes. Na última vez que a geladeira esteve no desafio em dupla, com André e Adelino, um dos envelopes trazia a passagem direta para a prova de eliminação, então foi um momento de aflição. Alessandro escolheu o envelope da esquerda – assim como André – e conseguiu a imunidade, ainda mais importante nessa altura do campeonato. Buddy abriu o outro envelope para mostrar que segredo ele trazia: a chance de indicar outra dupla pra geladeira. Sem cerimônia, Gercilane disse que indicaria Priscila & Juan, o que gerou uma situação um pouco confortável.

Ainda com vantagem, os imunizados puderam dividir os grupos. Porém, para a surpresa deles, na hora de escolher em que grupo ficariam, o Cake Boss acabou separando o casal e deixando as duas melhores amigas do programa juntas. A distribuição ficou assim:

Grupo 1: André & Adelino, Luciane & Jeanny e Alessandro.
Grupo 2: Aline & Nancy, Priscila & Juan e Gercilane.

A prova em família foi de frutos do mar e teve como convidado o velejador David Schurmann, que ataca de cineasta em Pequeno Segredo, indicado brasileiro para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Um de seus pratos favoritos em viagens é o macarrão do capitão, preparado com atum e molho de tomate. Junto desse prato, as equipes eram obrigadas a preparar lula e também uma sobremesa. Um dos convidados era alérgico a camarão, o que impediu que a iguaria fosse preparada. Os participantes tiveram sessenta minutos para preparar uma refeição para sete pessoas.

convidado

Na hora de pegar os ingredientes na despensa, as duas equipes se enrolam. O grupo 1 esquece de pegar cebola e alho e o grupo 2, o sal! O grupo 1 até tenta trocar os ingredientes entre as equipes, mas acabam por não se ajudar. Em outras notícias: Priscila e Gercilane se estranham no começo da prova, mas a segunda acaba se isolando e focando no seu afazer e a prova flui bem.

No meio da prova, as equipes têm uma pausa de cinco minutos para uma consultoria especialíssima com o premiado chef Juan Rojas.

Chega a hora da entrega e o grupo 1 acaba esquecendo uma das sobremesas – além de ter preparado tudo sem a cebola e o alho. Eles improvisam e entregam os seguintes pratos: vieira, lula empanada, linguado com panco, salmão no forno com gorgonzola e macarrão fresco com o atum, de sobremesa é preparado um pão de ló com creme de avelã e morango. Já de cara, Buddy estranha o salmão com gorgonzola e diz que ou a receita será genial ou terrível. Ao experimentar, ele acha que não combinou, mas é menos pior do que pensou. O chef gosta bastante do linguado e da massa fresca, mas acha que o atum passou um pouco do ponto. David adora o macarrão e o linguado, acha curioso o salmão e ama a sobremesa.

O grupo 2 traz a massa do capitão sem molho de tomate, lula a dorê, vieira na manteiga, ceviche de salmão, salada de rúcula com champignon e sobremesa de mousse de limão. Buddy acha ótimo o ceviche, que traz o salmão no ponto certo, adora a sobremesa, mas gosta mais da massa do grupo 1, trazendo também o atum cozido demais. David concorda que a massa do outro grupo ficou melhor, mas gosta mais do atum do grupo 2. Pra ele, o ceviche é campeão e a sobremesa é muito boa.

convidados

grupo1

A terrível hora da avaliação. André comenta que é “uma prova complexa, porque David viajou o mundo comendo peixe”, então agradá-lo não é brincadeira. Buddy elogia ambas as equipes, mas alguém tem que ir pra geladeira e ele julga que o grupo 2 se saiu melhor.

Com Alessandro imunizado, o Cake Boss nem precisa indicar pra geladeira. E, mais uma semana, temos André & Adelino contra Luciane & Jeanny.

A geladeira reserva três ingredientes improváveis de serem colocados junto: chocolate, pimenta e filé mignon. Chocolate com pimenta, okay, mas a carne. Difícil, hein. Quando descobrem os ingredientes, as cariocas ficam bem confiantes e acham barbada“Espero que o Adelino tenha alguma ideia”, declara André. A prova dura vinte minutos e as duas duplas correm contra o tempo para garantir sua vaga no top 4.

Luciane & Jeanny apostam uma salada crispy de rúcula, cogumelos, bacon e aspargos com calda de chocolate com pimenta e filé mignon. Buddy até acha boa a ideia do crispy, mas não acha que os cogumelos combinem e elas erram feio em utilizar o aspargo. Já André & Adelino apostam no simples e entregam medalhão de filé mignon, molho de chocolate com pimenta à parte e salada de rúcula com tomate cereja. Buddy acha bom o sabor e que a pimenta deu um toque interessante, suavizando o doce do chocolate, gosta do filé mignon, que julga bem macio e no ponto certo, mas gostaria de mais ingredientes no prato.

Nesse ponto da competição, o menor dos detalhes pode ser certeiro e a escolha ruim do aspargo acaba por eliminar as cariocas. Que nervoso, Brasil! Foram fortes emoções, mas André e Adelino seguem na competição e estão no top 4! Só restam dois episódios da Batalha e as redes sociais estão indo à loucura com as hashtags #TeamAndreeAdelino e #BatalhaDosCozinheiros:

Brasil, fica ligado e não perde nenhum episódio da Batalha dos Cozinheiros.

Deixe um comentário