Novo episódio, novo desafio, novo começo. Estamos cada vez mais perto de descobrir quem será a dupla que carregará o título de melhores cozinheiros amadores e caseiros do Brasil. No episódio desta terça-feira, as sete duplas restantes tiveram de suar para manter seu lugar na competição. Confere os melhores momentos:

► Assista à retrospectiva de tudo que rolou até aqui

Buddy Valastro é um apaixonado pela culinária tupiniquim. Uma de suas paixões foi explorada no nono episódio da Batalha dos Cozinheiros: o famoso pastel de feira. No desafio em dupla, os concorrentes tiveram de fazer “o melhor pastel de feira das suas vidas”, preparando, em trinta minutos, dois sabores que deveriam impressionar o Cake Boss e deixá-lo com gostinho de quero mais.

Como nada é barbada nesse programa, antes de poderem utilizar a despensa para fazer as compras da prova, as duplas recebem um pequeno desafio. Em cada uma das bancadas, um vidro com vinte azeitonas, que deveriam ser transportadas com HASHIS de um lado ao outro da bancada com revezamento de participantes. O espírito olímpico vive na Batalha!

Como não há muito mistério em fazer pastel, coube às duplas surpreender Buddy na hora de escolher os sabores de recheio. André e Adelino, como de costume, optaram pelo seu #OgroStyle e investiram no simples e saboroso: “Pro recheio, a gente foi no basicão: carne e queijo”, comenta Adelino.

Todas as duplas finalizaram a prova, com seus dois pastéis, porém, escolheram apenas um para que Buddy experimentasse. André e Adelino escolheram o clássico pastel de carne com azeitonas verdes e não é que o tal básico agradou? “Buddy é gente da gente, quer o troço roots”, comentou André. O pastel dos guris foi um dos dois favoritos da noite, mas o camarão cremoso de Aline & Nancy surpreendeu o paladar e levou a prova.

Buddy gostou tanto dos dois pastéis, que até levou pra uma boquinha depois!

O desafio em grupo da semana veio com ênfase na palavra desafio: preparar uma refeição italiana! Os convidados da noite foram o cantor Mauricio Manieri e sua esposa Izabelle Stein, que assim como Buddy têm família de origem itálica.

convidados

A vitória na prova anterior garantiu às primas Aline & Nancy a vantagem de decidir a ordem dos grupos, que ficaram assim:

Grupo 1: Aline & Nancy, André & Adelino, Jeanny & Luciane e Nick & Fernanda.
Grupo 2: Alessandro & Gercilane, Jacque & Tulio e Priscila & Juan.

Não fosse suficiente a pressão de preparar culinária italiana para Buddy Valastro, as equipes ainda tiveram de fazer os dois pratos obrigatórios: ravioli com recheio de mascarpone e molho e funghi e, em homenagem à confeitaria do Cake Boss, tiramisù – um prato inédito para todos os competidores. Os dois grupos tiveram setenta minutos para preparar, ao menos, sete pratos.

A estratégia de Aline & Nancy para a prova funcionou: do lado do grupo 1, tranquilidade; do lado do grupo 2, a já tradicional tensão acompanhada de gritos do Juan. E, naturalmente, muito nervosismo na hora de entregar os pratos, em uma das avaliações mais exigentes do programa.

O Grupo 1 preparou um “banquete italiano”, com direito à bruschetta, arancini, lasanha de beringela e abobrinha, polpetone o famigerado ravioli e duas sobremesas, torta de limão siciliano e uma versão própria de tiramisù, inspirada pelo que Luciane e Adelino conheciam do doce. O ravioli não agradou os convidados, a massa não ficou al dente e faltou sal. O polpetone foi um fracasso, infelizmente. As bruschettas foram elogiadas por Buddy, mas o tiramisù – apesar de ter o conceito – não foi bem executado, segundo o chef. “Quando os convidados provaram nosso prato, eles acabaram com a gente”, comenta Nancy.

O Grupo 2 trouxe uma salada de abobrinha, rúcula e tomate de entrada, bruschetta com beringela, filé mignon à parmegiana, lasanha, ravioli e o tiramisù de sobremese. Izabelle pega pesado ao dizer que a lasanha parece requentada de um dia pro outro. Mauricio critica os temperos, dizendo que o sabor ficou “muito over”, forte demais. Porém, o “excesso” nos sabores não atrapalhou a parmegiana, que foi elogiada. Buddy nota falta de suculência na bruschetta e comenta que a equipe acertou no ravioli, embora tenha passado um pouco do ponto. Quanto à sobremesa, o chef comenta que não passou nem perto.

Na hora da avaliação, Buddy demonstrou o descontentamento: “Eu esperava pratos incríveis e nenhum dos grupos serviu grandes refeições”. Apesar de erros em ambas as equipes, são os pequenos detalhes que decidem quem ganha. O Grupo 2 ganha a prova e a maldição de “quem ganha a prova em dupla perde a prova em equipe” se mantém. Pelo polpetone, que o chef julgou “intragável”, Nick & Fernanda vão mais uma vez para a geladeira. Coube aos irmãos decidir quem enfrentariam e eles votaram em Aline & Nancy, capitãs da equipe.

A geladeira da semana trouxe às duplas suco de laranja, goiabada e costela de porco, que deveriam ser combinadas em um prato em vinte minutos. Com foco e calma, as duplas deram seu melhor para garantir o local na próxima etapa da Batalha.

Nick & Fernanda prepararam uma costela acebolada, com shoyu e leite de coco, redução do suco de laranja, acompanhada de aspargos. Buddy elogia a combinação do shoyu com suco de laranja, mas considera que o leite de coco ficou muito forte. Já Aline & Nancy inovam e apresentam um sanduíche com costela desfiada, pimentões e um molho que traz redução de laranja com a goiabada e toque de molho inglês. Apesar da falta de acidez, Buddy elogia os sabores e julga a receita bem inteligente.

O chef elogia as equipes e sua boa retomada depois do mal desempenho na prova em dupla. No último encontro com as duas duplas, Nick comenta que sua inspiração gastronômica é a irmã mais velha, deixando Fernanda emocionada e Buddy contente com a relação, que lembra de sua própria relação com os irmãos.

Foi um bonito momento, mas não há nada de muito bonito na eliminação, que veio logo em seguida. As duplas são muito boas, mas alguém tem de ir embora e Nick & Fernanda dão adeus à competição.

Lá no canal do Cozinheiro Amador, o André e o Adelino visitaram o hostel dos irmãos, que preparam um bolo de carne oriental. Olha só:

Mais uma vez, o povo do Twitter usou e abusou das hashtags #TeamAndreeAdelino e #BatalhaDosCozinheiros, fazendo com que esta última chegasse aos trending topics do Brasil, dale! Confere alguns dos melhores tweets:

Brasil, fica ligado e não perde nenhum episódio da Batalha dos Cozinheiros.

Deixe um comentário