Ontem, tivemos um episódio quente na Batalha Dos Cozinheiros. O jogo está cada vez mais acirrado e restam apenas oito duplas lutando para conquistar o título de melhores cozinheiros caseiros e amadores do Brasil. Confira os melhores momentos:

Já na primeira prova, a cozinha pegou fogo! O desafio em dupla era flambar e cada uma das duplas recebeu um alimento, que deveria ser o seu prato principal. Os participantes podiam escolher entre whiskey, conhaque e cachaça para seus pratos e Buddy informou que, dessa vez, ele iria experimentar todos.

Enquanto outras duplas ganharam filé mignon, entrecot, lagosta, lombo suíno e outras carnes, nossos guerreiros André e Adelino acabaram ficando com legumes – um prato mais complicado e não tão apetitoso aos olhos dos onívoros. “Quem é que come legumes?”, brinca André.

dupla1 dupla3 dupla4

Nem todos tinham a prática de Luciane & Jeanny, que disseram flambar até carne moída em suas casas. As comadres cariocas terminaram a prova antes mesmo do prazo de quinze minutos determinado por Buddy. E ainda provocaram as outras duplas com um “alguém quer ajuda pra flambar?”.

André e Adelino deixaram para flambar seus legumes no último minuto, uma escolha não muito sábia, que veio com o preço de – pela primeira vez no programa – não conseguirem entregar um prato.

dupla6

As duplas até que se saíram bem na prova e tiveram poucas reclamações de Buddy. Os vencedores do desafio em dupla foram Priscila & Juan, que prepararam lagosta com cachaça, uma combinação inusitada e que ensinou ao chef algo novo, pois ele nunca usaria a cachaça nesse prato. Pela ousadia e originalidade na hora de escolher o álcool, a dupla ganhou vantagem para o desafio em família.

E, falando em desafio em família, este foi o ponto alto do programa: a cozinha da Batalha recebeu ninguém menos que a rainha dos baixinhos Xuxa, que venho acompanhada de seu esposo Junno Andrade. Os participantes entram em êxtase. Fernanda chega a se emocionar quando vê Xuxa e André, que sempre traz consigo “Lua de Cristal” em seu repertório, comenta: “Muita emoção, de verdade”.

IMG_20160824_155147

Porém, a felicidade dos cozinheiros durou pouco. Apesar de ter a honra de cozinhar para Xuxa, os participantes tiveram de suar a camisa, pois a culinária da apresentadora é cheia de restrições: pouquíssimo ou nenhum sal, quase nada de temperos, apenas peixe na área das carnes (embora Junno também coma frango) e tudo o mais natural possível.

A lista de restrições deixou os concorrentes inquietos, mas não seria Batalha Dos Cozinheiros sem um baita desafio. A divisão dos grupos ficou assim:

Grupo 1: Aline & Nancy, André & Adelino, Jacque & Tulio e Luciane & Jeanny.
Grupo 2: Alessandro & Gercilane, Cleide & Nelra, Nick & Fernanda e Priscila & Juan.

Gercilane e Cleide não ficaram muito contentes em ficar no time de Priscila & Juan. E Fernanda, mais uma vez, falou na maldição do grupo que ganha a primeira prova (que sempre acaba na geladeira).

Como Priscila & Juan ganharam a prova em dupla, eles puderam escolher se cozinhariam para Xuxa ou Junno e, sem pensar duas vezes, Priscila escolheu Xuxa, o que não agradou muito sua equipe. Para facilitar um pouco a vida dos cozinheiros, Buddy permitiu que os convidados ajudassem as equipes com dicas culinárias: Xuxa ajudou o Grupo 1 com o que cozinhar para Junno e Junno ajudou o Grupo 2.

7

Desta vez, talvez pela dificuldade do desafio, os grupos não discutiram muito. Cada um teve de preparar sete pratos em sessenta minutos e seguir cada uma das recomendações de Xuxa, que se considera “enjoada” pra comer.

Chega a hora da verdade: a avaliação de Buddy e convidados. O nervosismo dos participantes fica à flor da pele no “desafio mais difícil”, segundo Jacque. O grupo 1 prepara a refeição para Junno e traz entradas de quiche de alho poró e escondidinho de frango, macarrão fresco ao pesto, linguado e omelete como pratos principais, salada de frutas, creme de maracujá e calda de chocolate 70% cacau como sobremesas – este último considerando que Xuxa não ingere leite, mas adora um chocolate com pouca lactose. Junno elogia muito a apresentação e acha tudo uma delícia, embora corrija o sal no omelete e no peixe. Xuxa adora as sobremesas e Buddy elogia a equipe e diz que a massa ficou perfeita! André e Adelino ficam muito contentes com o elogio a sua massa vindo do chef de origem italiana.

O grupo 2 prepara a refeição para Xuxa e apresenta um cardápio mais voltado para ingredientes naturais: os cogumelos shitake e shimeji, abobrinha, salmão, lagosta, creme de mandioquinha sem lactose e frutas de sobremesa. Xuxa gosta dos peixes, do creme de mandioquinha e da escolha das frutas, mas fica muito desapontada com a abobrinha – que foi preparada com água e sal grosso por Gercilane, resultando num prato extremamente salgado. Buddy também não gosta da abobrinha e sugere que a sobremesa não foi trabalhada: o grupo poderia ter colocado um chocolate junto das frutas, coisa que Xuxa tanto gosta.

3 4

Por unanimidade, o grupo 1 sai campeão da prova. Na hora de decidir quem do grupo 2 vai pra geladeira, o clima esquenta na cozinha. Gercilane critica as escolhas de Priscila, desde optar por cozinhar para Xuxa até sobre suas decisões enquanto líder. E a líder se defende: “Eu escolhi a Xuxa porque gosto de desafios”, apoiada por Juan, “A gente não tem sempre que escolher a opção mais fácil. Gercilane pede que sua dupla enfrente Priscila & Juan, porque “cozinha está pequena demais para as duas duplas”. Porém, Buddy diz que não é bem assim. Ele não escolhe quem quer ir pra geladeira e sim que fez por merecer estar na geladeira. A primeira dupla escolhida é a de líderes, porque parece claro ao Cake Boss que eles têm responsabilidade pelo fato da equipe não ter ganhado. E a dupla escolhida para enfrentá-los é Cleide & Nelra, que deixaram a desejar na sobremesa: mesmo com o fato de Cleide ter pedido à Priscila que lhe trouxesse chocolate da despensa, a dupla deveria ter improvisado e não entregado apenas frutas com hortelã.

O desafio da geladeira é responsável por definir quem vai embora e quem fica para disputar os 200 mil reais. Em sua última chance de demonstrar a que vieram, Cleide & Nelra e Priscila & Juan têm vinte minutos para criar um prato que combine pizza margherita, ovo e grão de bico.

IMG_20160824_155218

Em sua primeira geladeira, Cleide disse à Buddy que lhe mostraria o fogo que o povo de Manaus tem dentro de si. Porém, não foi o que vimos durante a prova. Em cenas bem tristes, vimos a dupla de irmãs já começar a prova derrotada e sem vontade de fazer valer sua vaga no programa. “Eu já entrei na prova da geladeira desestabilizada”, comenta.

É claro que o Cake Boss quer ver garra de seus participantes, principalmente quando estamos falando de uma Batalha. É uma pena ver as guerreira amazonenses desistirem de tal forma. “Começaram o desafio derrotadas, nem tentaram fazer nada”, diz o chef. “Eu queria parar a prova antes mesmo de vocês terminarem”, completa Buddy, que expulsa as irmãs de sua cozinha e dá o recado de que não irá tolerar esse tipo de comportamento no programa, deixando todos bem avisados.

final

O programa foi tenso, nervoso. Mas se tem uma coisa que o povo não para de fazer, apesar do nervosismo, é usar a nossa hashtag #TeamAndreeAdelino e também a hashtag oficial do programa #BatalhaDosCozinheiros. Confira alguns dos melhores tweets:

Brasil, fica ligado e não perde nenhum episódio da Batalha dos Cozinheiros.

Deixe um comentário