Depois de uma semana sem o reality show culinário mais querido do Brasil, em função da Olimpíada no Rio, a Batalha dos Cozinheiros retornou pronta pra mexer com os nervos dos participantes e do público. Em época de espírito olímpico e esportivo, nunca uma expressão foi tão adequada quanto HAJA CORAÇÃO! 

O sétimo episódio do programa, já foi iniciado com tensão, quando os participantes foram recebidos pela geladeira. Foi a primeira vez que a geladeira estava na cozinha desde o início das provas, o que deixou nossos participantes bem inquietos – afinal, a geladeira sempre traz surpresas e, normalmente, não surpresas boas.

O desafio em dupla foi preparar panquecas. Fácil, né? Bem, não quando estamos falando de Buddy Valastro. Esse é um dos pratos mais fortes da nossa dupla André Adelino. Porém, esse não era bem um desafio gastronômico. As equipes se depararam com receitas prontas de massa de panqueca, acompanhadas de molho e carne moída em suas bancadas. O que deveriam fazer era o seguinte: preparar uma pirâmide composta de seis panquecas no menor tempo possível. E como Buddy não brinca em serviço, as equipes ainda deveriam realizar a nova prática olímpica de arremesso de panqueca – pois, enquanto um integrante cozinhava as massas no fogão, o outro deveria, do outro lado da bancada, receber a panqueca arremessada e recheá-la. Arremesso e revezamento de panqueca! “Não pode deixar a peteca nem as panquecas caírem”, brincou o chef.

ep07-1 giphy (1)

A prova não teve tempo limite dessa vez e fez as equipes suarem, pois era uma prova de agilidade e habilidade, não só para arremessar as panquecas, mas também para preparar a massa corretamente – e tinha gente com dificuldade até pra virar a massa nas frigideiras.

Em uma prova eletrizante, nossos gaúchos foram os mais rápidos a entregar a pirâmide – com Alessandro & Gercilane perdendo por milésimos de segundo. André foi mais rápido na corrida e entregou as panquecas “ogro style”.

IMG_20160817_010011 14045909_1228574300515639_6985365494858244318_n

É claro que com o Cake Boss nada é como parece. E foi nesse momento que a geladeira virou personagem principal da prova. A dupla vencedora encarou uma terrível escolha, digna de Morpheus em Matrix. Andre e Adelino deveriam escolher entre dois envelopes que estavam na geladeira: um garantiria a imunidade na semana, o outro uma passagem de ida direto para o desafio da geladeira. Que situação, hein! Coração chegou perto de explodir nessa hora, mas os guris escolheram o envelope certo, que lhes garantiu passagem garantida pra próxima etapa do programa.

ep07-00

Com um leve alívio no peito, vamos para a próxima prova, que é o desafio em família. Os convidados da semana foram os queridos Fat Family, que estão comemorando vinte anos de carreira. Buddy até tentou aprender à famosa dancinha do grupo:

Para o desafio, cada equipe deveria preparar SETE PRATOS!, sendo obrigatória as receitas de nhoque à bolonhesa, vaca atolada e um sobremesa. A divisão ficou assim:

Grupo 1: André & Adelino, Nick & Fernanda e Samia & Mariam (líderes).
Grupo 2: Alessandro & Gercilane, Aline & Nancy e Luciane & Jeanny (líderes).
Grupo 3: Priscila & Juan, Cleide & Nelra e Jacque & Túlio (líderes).

Os grupos tiveram 70 minutos para preparar o jantar. Na corrida para pegar os itens na despensa, Mariam acaba esquecendo de pegar ingredientes para a sobremesa e ela e Samia decidem por improvisar um creme de ricota com geleia de pimenta. Mesmo com a imunidade, André e Adelino pegam junto da equipe e não fazem corpo mole na hora de cozinhar.

No grupo 2, a prova flui bem, apesar de um pequeno incidente com a sobremesa de Luciane, que fica levemente carboniza, mas ela consegue contornar a situação e entrega uma sobremesa elogiada.

O maior foco de estresse da noite foi o grupo 3. Priscila & Juan e Jacque & Túlio se desentendem bastante durante a realização da prova. O debate principal se dá porque Túlio decide por preparar frango com quiabo, sendo que duas integrantes do Fat Family declararam anteriormente o quanto odeiam quiabo. E também temos um momento de Priscila destruindo as louças da cozinha sem querer – mas essa parte foi um pouco engraçada.

Nervos à flor da pele na hora de entregar os pratos! Na hora da avaliação, encontramos os jurados mais exigentes até o momento. Buddy nem os convidados ficam impressionados com o que lhes é entregue.

Vamos às críticas! Os pratos do grupo 1 não agradam muito. O time errou na hora da escolha da carne para a vaca atolada, que deveria ser costela – uma novidade para as três duplas, que nunca haviam preparado a receita. O nhoque também desaponta, por ser muito farinhento. Porém, a sobremesa é bem elogiada. No grupo 2, a vaca atolada deixa a desejar e o nhoque também é criticado, porém, mas uma vez as sobremesas acertam – mesmo aquela que fora carbonizada anteriormente. Luciane brinca que “a vaca atolada atolou mesmo”. O grupo 3 erra feio ao entregar o frango com quiabo, elogiado por Celinho, mas ignorado pelas irmãs. Túlio tenta justificar a escolha, mas acaba reconhecendo o erro. As irmãs Cleide & Nelra ficam muito contentes com a avaliação que Buddy faz do bolo que elas prepararam para a sobremesa – uma atitude ousada, afinal estamos falando do Cake Boss.

Na hora de tomar as decisões, Buddy escolhe o grupo 2 como vencedor, mas não deixa de apontar o desapontamento com a prova previamente executada. No grupo 1, Fernanda explica que a equipe deu seu melhor e justifica o erro em um dos pratos principais: “a gente fez o que acreditava que era vaca atolada, carne com mandioca”. O grupo 3 se desentende quando o chef questiona por que eles deveriam escapar da geladeira e farpas são trocadas entre Priscila & Juan e Jacque & Tulio. As irmãs manauaras comentam que faltou planejamento para a equipe.

Desculpas e intrigas à parte, quem decide aqui é Buddy. E, para ele, a equipe que não apresentou o melhor trabalho na noite foi o grupo 1. E, como André e Adelino ganharam a imunidade, as duplas Nick & Fernada e Samia & Mariam vão automaticamente para a geladeira.

ep07-66

No desafio eliminatório, eles têm de dar o seu melhor e realizar um curioso prato que envolva piranha, bergamota e alho poró. Além do tempo, um desafio é o preparo da piranha, um peixe que tem pouquíssima carne. Apesar do nervosismo, as duplas inovam na cozinha e conseguem elaborar pratos super criativos. O resultado são dois pratos bem diferentes entre si e duas duplas bem confiantes do seu trabalho.

ep07-6 ep07-7 ep07-8

Samia & Mariam entregam canapés com base de batata, redução de bergamota com cebola, alho e alho poró frito. O prato agrada o chef, que aponta o uso do peixe como perfeito. Algumas reclamações, porém, como o uso de raspas de fruta, que roubam o sabor do prato, e a batata que poderia estar um pouco mais crocante. Nick & Fernanda apresentam caldo de piranha com alho poró e taré feito de filés da carne do peixe. Buddy gosta bastante do prato e aponta o sabor oriental bem representado.

Esta foi a eliminação mais emocionante até então, pois ambas as duplas são muito queridas pelos participantes e também pelo público. Os quatro são muito parecidos e seu comportamento em dupla se assemelha bastante, tanto em questão de comportamento entre si, com leves desentendimentos na cozinha numa relação fraterna, quanto na marcada influência de suas origens, oriental e árabe. Buddy comenta que ambas as duplas são muito boas e em suas passagens pela geladeira foram capazes de mostrar todo o seu potencial gastronômico, mas deu o conselho para que não mais “se encondam” nas provas em equipe.

E, em um dos finais de programa mais tristes, o Cake Boss elimina a dupla de amigas Samia e Mariam – coisa que abalou bastante o público e, principalmente, nosso #TeamAndreeAdelino, que encontrou nas gurias duas grandes amigas.

ep07-3 ep07-9

Durante o programa de ontem, o Twitter foi à loucura. E tanto a nossa hashtag #TeamAndreeAdelino quanto #BatalhaDosCozinheiros bombaram. Separamos alguns dos melhores:

E semana que vem vai ter muuuuuita treta e a participação da Xuxa!!!

O querido #TeamLululu participou recentemente do Cozinheiro Amador, em um episódio pra lá de especial. Confira:

Brasil, fica ligado e não perde nenhum episódio da Batalha dos Cozinheiros.

Deixe um comentário